quinta-feira, 29 de abril de 2010

Epístola de Tiago - “Manual prático para a Igreja de Cristo” Tg 1,1

INTRODUÇÃO

A epístola de Tiago foi um dos escritos polêmicos do NT, sua canonicidade foi muito discutida. Martinho Lutero chegou a chamá-la “epístola de palha”, argumentava que a epístola não deveria integrar o NT canônico, devido à aparente controvérsia entre a “justificação pelas obras”. É um dos escritos mais instrutivos do NT. Dirigida principalmente contra erros particulares da época produzidos entre os cristãos judaicos, não contém as mesmas declarações doutrinárias completas das outras epístolas, porém apresenta um admirável resumo dos deveres práticos de todos os crentes.

AUTORIA

Mesmo a epístola tenha o nome de seu autor, não especifica a sua identidade real. O autor desta carta não nos dá praticamente nenhuma informação acerca de si mesmo. Tiago era um nome comum e muito respeitadíssimo no primeiro século, correspondente a Jacó no AT.

Quem é este Tiago?

“Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações”. (v. 1,1)

1) Os “Tiago(s)” do Novo Testamento: Cinco homens no Novo Testamento são chamados de Tiago. (possivelmente)
a) Tiago, o filho de Zebedeu. O irmão de João (Mt 10,2) que, juntamente com ele e Pedro, formava aquele trio mais íntimo de Jesus (Mc 5,37; 9,2; 10,35; 14,33). Nos Atos dos Apóstolos lemos que ele sofre martírio por decisão de Herodes (At 12,2), foi o primeiro dos doze a sofre o martírio, provavelmente no início dos anos 40 d.C.
b) Tiago, o filho de Alfeu. Um dos doze discípulos. Seu nome é mencionado na lista dos apóstolos (Mt 10,3; Mc 3,18 e Lc 6,15). Era irmão do evangelista Mateus (Mt 9,9 e Mc 2,14), Mateus tem por pai um homem chamado Alfeu e um irmão por nome Tiago.
c) Tiago, o pai de Judas. É mencionado em Lucas 6,16. É o pai de um dos doze apóstolos de Jesus. Este Judas se diferencia do Iscariotes, conforme João 14,22, e provavelmente é o mesmo Tadeu de Mt 10,3 e Mc 3,18.
d) Tiago, “o irmão do Senhor” (Gl 1,19). O NT nos informa que Jesus possuía um irmão chamado Tiago (Mt 13,55). Durante o ministério de Jesus está claro que sua família não o compreendia e nem simpatizava com ele, e queriam impedir que cumprisse sua obra (Mt 12, 46-50; Mc 3,21; 31-35; Jo 7,3-9). Portanto, durante o ministério terrenal de Cristo, Tiago era seu opositor (Jo 7,5). Este Tiago era provavelmente casado (I Co 9,5) e tinha posição influente na Igreja de Jerusalém (At 12,17; 15,13; Gl 2,9). Paulo o chamou de Apóstolo (Gl 1,19).
e) Tiago, “o menor”. Em Marcos 15,40 ele é chamado de “Tiago, o menor”. O termo menor pode significar “pequeno” designando de baixa estatura, ou “júnior” ou “filho”. Nada mais se sabe sobre ele.
Destes, apenas dois já foram seriamente sugerido como possíveis autores desta epístola, Tiago, filho de Zebedeu e o irmão do Senhor. Quanto ao filho de Zebedeu é descartada a autoria, pois Herodes Agripa I decidiu “passar ao fio da espada” no início dos anos 40 d.C., e a epístola foi escrita posteriormente. Diante disto, resta-nos Tiago, o irmão do Senhor.

DATA

Provavelmente 49 d.C., antes do Concílio de Jerusalém em 50 d.C. Tiago que morava em Jerusalém, escreveu esta carta para os cristãos das igrejas que ficavam fora da Palestina.

DESTINATÁRIO

Tiago começa a sua carta com uma saudação (1,1), ao longo de sua epístola e com freqüência se dirige aos seus leitores chamando-os “meus irmãos (1,2)” “meus amados irmãos (1,16 e 19)”. Ele não identifica por nome a nenhum dos destinatários, não aponta nenhuma informação pessoal acerca deles e nem menciona nenhum detalhe pessoal acerca de si mesmo.

Epistola não é dirigida a Igreja ou a pessoas particulares;
A Epístola é incluída na coleção de Epístolas Católicas ou Universal, ou Epístolas Gerais. Oito epístolas do Novo Testamento são reunidas nesta mesma coleção, são elas: Hebreus, Tiago, Judas, duas de Pedro e três de João. A característica principal que torna essas sete epístolas numa coleção se deve ao fato de a maioria delas não ser dirigida a comunidades ou pessoas particulares, mas visa cristãos em geral.
Epístola dirigida “às doze tribos que se encontra na Dispersão”.
Às doze tribos que se encontram na Dispersão, na antiguidade israelita, o termo “dispersão” (grego diáspora) designava os judeus emigrados da Palestina (Sl 147,2 e Jo 7,35). Aqui trata-se de cristãos de origem judaica dispersos no mundo greco-romano (At 2,5-11).

Rev. Rubens F Januário

Nenhum comentário: