terça-feira, 7 de abril de 2009

Os cristãos Acreditam em Três Deuses?

Não! É uma deturpação muito comum que, embora os judeus acreditem em um D'us somente, os cristãos acreditam em três. O fato é que o cristianismo é também tão firme como os monoteístas do Judaísmo.
Os cristãos acreditam que somente existe um D'us, de forma que uma mente finita humana não pode compreender, existindo em três pessoas ou personalidades. Esta crença não é baseada em argumentos filosóficos, mas nas Escrituras - tanto no Tanach como no Novo Testamento.
Afirmamos que a Bíblia hebraica ensina a unicidade de D'us.

A afirmação do povo judeu tem sido sempre um Sh'ma é verdade: "Ouça ó Israel, o Senhor nosso D'us, o Senhor é Um." Mas junto com a ênfase sobre a unicidade de D'us são uma série de sugestões bíblicas, Ele é ao mesmo tempo em certa forma e se revela também em mais de uma forma.
Uma dessas formas são o número de vezes de nomes no plural e as palavras que são usados em referência a D'us. A palavra comum hebraico para D'us é Elohim, é plural, em si na mesma forma. O singular homólogo de Elohim, ou seja, Eloah é utilizado dez vezes menos do que a forma no plural. Verbos plurais são por vezes empregados com o nome Elohim, como em Gênesis 20:13. 1 Pronomes no plural são por vezes usados por D'us quando se refere a si próprio, como em Gênesis 1:26. Outras descrições de D'us às vezes são encontrados no plural, o que nem sempre são evidentes em nossas traduções em português (por exemplo, ou Eclesiastes 12:1 Isaías 54:5).
Ainda mais surpreendente é a palavra muito usada no Sh'ma a proclamar a unicidade de D'us, echad (pronuncia-se errad). Esta palavra permite uma pluralidade ou uma diversidade dentro da unidade. Isto pode ser visto claramente especialmente em diversas passagens. Em Gênesis 1:5, Gênesis 2:24, Esdras 2:64 e Ezequiel 37:17, a unidade é o resultado de combinação da noite e de manhã, o homem e a mulher, os membros individuais de uma assembléia, em duas varas, respectivamente. Existe, porém, outra palavra em hebraico para descrever uma unidade indivisível, ou seja, yachid (pronuncia-se iarrid). Acontece que o estudioso Maimonides, quando esteve compondo seu famoso Treze Artigos de Fé, substituiu yachid para echad, na descrição da natureza de D'us. Desde então, a noção de uma unidade indivisível de D'us tem sido fomentada no Judaísmo, no entanto, a Bíblia dá amplos exemplos para mostrar que há uma diversidade dentro da unidade D'us.
O Zohar, o livro do fundamento do misticismo judaico ocultista, reconheceu que a idéia de uma pluralidade-em-unidade não é uma forma de pensar judaico fora da Bíblia. Enquanto os místicos medievais a idéia é diferente da idéia cristã da Trindade, a idéia básica de uma pluralidade dentro de um D'us ainda se detém. A passagem do Zohar, comentando sobre o Sh'ma, diz o seguinte:
"Ouça, ó Israel, YHVH Elohenu YHVH é um". Estas três formas são um. Como pode ser um os três nomes ser um? Só através da percepção da Fé: na visão do Espírito Santo. O mistério da voz audível quando se lê é semelhante a este, por um bem que é ainda é constituído por três elementos - fogo, ar e água, que têm, no entanto, tornar-se um no mistério da voz. Mesmo assim, é com o mistério da tripla manifestação da Divindade designadas por YHVH Elohenu YHVH - três modos que ainda É uma unidade.
Na verdade, ao lado de D'us, há duas outras personalidades nas páginas das Escrituras em hebraico que são retratados como distinta de certa forma ainda sendo o mesmo como o D'us único . Esses outros dois são o anjo do Senhor, e o Espírito de D'us ou Espírito Santo.
O anjo do Senhor é mencionado várias vezes, mas também é identificado com sendo o próprio D'us. Por exemplo, em Gênesis 16:13 e 16:7 Ele é chamado respectivamente como sendo o anjo do Senhor, e então de Senhor. Outro exemplo seria Gênesis 22:11 e 22:12. Isto é tanto uma pessoa distinta e identificada com Ele mesmo como D'us.
Depois, há o Espírito de D'us. Espírito de D'us é falado nas Escrituras como de uma personalidade própria, ainda identificada como D'us. Estas incluem passagens Gênesis 1:2, Salmos 51:13, Isaías ou 11:2.
Houve um tempo que Israel foi cercado por idólatras, nos tempos antigos e tenderam a absorver a idolatria dessas nações, e os judeus daquela época enfatizaram nas Escritura hebraica a unicidade de D'us ao invés de ser uma "tri-unidade". Mas nos dias do Novo Testamento, quando a idolatria já não era um problema em Israel, a idéia de D'us ser uma "tri-unidade" foi mais claramente articulada nas Escrituras. As três personalidades mencionadas apenas são retratadas no Novo Testamento como o D'us Pai, D'us o Filho (o Messias, Jesus ou Yeshua) e D'us, o Espírito Santo - ainda todos sem comprometer a afirmação fundamental do Sh'ma: "Ouça ó Israel, a Senhor nosso D’us, o Senhor é um", uma afirmação que o próprio Senhor Jesus denominou o mais importante de todos os mandamentos. Marcos 12:28,29"
28 Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Você pode protestar, "Mas os cristãos acreditam que Jesus é o Filho de D'us, sim ou não? Porém, se Jesus é D'us, como ele pode ser ele o Filho de D'us? Olha, você está fazendo um homem ser D'us, e além disto, D'us não tem um filho!”
Novamente, não é verdade! “Em Êxodo 04:22,23, Israel é chamado de filho de D’us .” O rei de Israel é chamado de filho D'us em I Crônicas 17:13. Isso também seria o Messias o filho de D'us, que é referido no Talmud:
Nossos Rabinos ensinaram O Santo, Bendito seja Ele, dirá ao Messias, o filho de David (talvez ele se revele rapidamente nos nossos dias), "Pergunte-me alguma coisa e vou dar-lhe a ti, como é dito
[Salmos 2:7,8].
"7 Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei. Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão."
A idéia não é das Escrituras que o homem se tornou um D'us – D’us nos livre deste pensamento - mas que o próprio Mashiach viria como D'us, mas na forma humana. Isaías 9:6 retrata a vinda do Messias nestes termos:
"6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, D'us Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.”.
Mas se o nosso D'us ÚNICO (ECHAD) é na verdade é triuno, então é possível que se o Messias ter sido chamado de D'us e também a existência de uma relação caracterizada como sendo também o "Filho de D'us." Esta é a conclusão final que os judeus que crêem em Jesus, são orientados por nós de como ver isto nas Escrituras. Asiim como os nossos concidadãos judeus, afirmamos que "o Senhor nosso D'us, o Senhor é um" - sendo uma unidade caracterizada por um "tri-unidade".
1. "E D'us disse, façamos o homem à nossa imagem, na nossa semelhança..."
Ele não disse FAÇO o homem a minha imagem e a minha semelhança, mais disse FAÇAMOS, mais de uma pessoa envolvida na criação!
2. "Lembrar o seu Criador nos dias da sua juventude..." No hebraico, "criador" é uma forma plural.

FONTE: http://apologiajudaica.blogspot.com/2008/07/os-cristos-acreditam-em-trs-deuses.html

Nenhum comentário: