quarta-feira, 15 de setembro de 2010

FALHAS COMUNS QUE OS PREGADORES DEVEM EVITAR




1 – Palavras Traiçoeiras: Há palavras que são pronunciadas erroneamente pela maioria das pessoas. Por exemplo: destra deve ser falada com o ‘e’ fechado. Nem no Nordeste a congregação deve cantar corinhos que contêm destra com o ‘e’ aberto.

2 – Trema: Um grande jornal do país resolveu abolir o trema. Entretanto, ele continua firme e forte, provocando grandes confusões. Palavras que devem ser lidas com trema: iniqüidade, lingüista, qüinquagésimo. Atenção para algumas que não têm trema: questionar, distinguir, liquefeito.

3 – Expressões Erradas: “Irmãos, vamos nos colocar em pés”. Podemos garantir que ficar em pé (sem o ‘esse’) não é ficar com apenas um pé, feito um saci. O correto é “colocar-se em pé”.

4 – Clichês: Evite-os a todo custo. São expressões rejeitadas em toda a imprensa e que também devem ser banidas dos púlpitos bem-freqüentados. Exemplos: à nível de, via de regra, Dar a volta por cima, etc.

5 – Pleonasmos: Devem ser igualmente evitados. Exemplos: conviver junto, conclusão final, elo de ligação, criar novos, há tantos anos atrás, manter o mesmo, etc.

6 – Concordância: Este é um dos erros mais comuns: “Irmão, quero te dizer que Jesus pode perdoar os vossos pecados”. No exemplo infeliz há uma mistura de pessoas. A frase correta, usando a segunda pessoa, que geralmente é a mais utilizada: “Irmão, quero te dizer que Jesus pode perdoar os teus pecados”.
Extraído do Suplemento Especial da Revista Vidamix – Pastores e Líderes

FONTE: http://presbiteriodotocantins.spaces.live.com/blog/cns!53D5EE21C9FA0E58!192.entry

Nenhum comentário: