sábado, 8 de novembro de 2008

Jornal do Vaticano responde à "lenda negra" de Pio XII

VATICANO, 09 Out. 08 / 02:01 pm (ACI).- Mediante um artigo editorial, o jornal do Vaticano L’Osservatore Romano reafirmou o heróico e impetuoso trabalho do Papa Pio XII por salvar aos judeus durante a II Guerra Mundial e rechaçou novamente as acusações de que o Pontífice ignorou o Holocausto, as qualificando como uma "lenda negra" não respaldada pela história.
O editorial do jornal do Vaticano viu a luz dois dias depois que o Rabino de Haifa, Shear-Yashuv Cohen, interviesse durante o Sínodo de Bispos para pedir a suspensão do processo de beatificação de Pio XII, e um dia antes de celebrar o 50º aniversário da partida à Casa do Pai do grande Papa da II Guerra Mundial.
"Pio XII foi um homem da paz, que tratou de atuar o melhor possível, durante um dos períodos mais violentos da história", diz o editorial; recordando que "ele confrontou a tragédia daquele tempo de guerra como nenhum outro líder o fez. Inclusive quando se enfrentou à monstruosa perseguição aos judeus trabalhou em um silêncio sofrido, o qual é compreensível e cujo objetivo era um eficiente esforço de caridade e inegável ajuda".
O editorial explica que Pio XII trabalhou silenciosamente detrás da cena para ajudar aos judeus, porque uma intervenção mais direta teria piorado a situação.
Além disso, denuncia o que chama "uma lenda negra sobre o Papa, que foi insensível a Shoah (a palavra hebréia para o Holocausto) ou inclusive pró-nazista" e rechaçou tais acusações, dizendo que eram "sobre tudo inconsistentes do ponto de vista histórico".
No dia anterior, L'Osservatore Romano dedicou uma página inteira a celebrar a memória do Papa Pio XII, incluindo um artigo do Secretário de estado da Santa Sede, o Cardeal Tarcisio Bertone.
"Foi precisamente graças a uma aproximação prudente que Pio XII protegeu aos judeus e os refugiados", diz o Cardeal Bertone no artigo, reprodução de uma introdução escrita pelo Cardeal para uma nova biografia sobre o Papa da guerra.
O Secretário de estado argumenta além que toda investigação histórica honesta mostrou que "Pio XII nunca permaneceu calado e muito menos foi anti-semita. Foi prudente".
"Se tivesse feito uma intervenção pública, teria posto em perigo a vida de milhares de judeus, que, por ordem dela, foram escondidos em 155 conventos e monastérios só em Roma", adiciona o Cardeal Bertone.
Por isso, conclui, "é profundamente injusto estender o véu do preconceito sobre o trabalho que Pio XII realizou durante a guerra".
O sacerdote jesuíta que lidera o processo de beatificação de Pio XII, o Pe. Paolo Molinari, assinalou a Rádio Vaticano na terça-feira que "Pacelli fez todo esforço possível para impedir a guerra", e assinalou numerosos exemplos históricos de como o Papa tratou de impedir que a Itália se somasse ao conflito.
Perguntado sobre o processo de beatificação, o Pe. Molinari assinalou que a Missa que esta quinta-feira presidiu Bento XVI na Basílica de São Pedro com ocasião do 50º Aniversário da morte de Pio XII é "altamente significativa" nesse caminho.

FONTE: http://www.doutrinacatolica.com.br/9.html

Nenhum comentário: