segunda-feira, 15 de junho de 2009

Pode um cristão fazer tatuagens? - COMENTÁRIOS


Prezados,

Li o vosso artigo que me fascinou bastante. Mas contem os mesmos argumentos de sempre: infundados, incorrectos, acusatórios e tirados do contexto . Lembro que um texto tirado do seu contexto serve de pretexto. Não podemos utilizar um verciculo, tirando-o dum contexto, para construir argumentos para defender a nossa posição.Ora vejamos, o mesmo contexto de Leviticos 19:28 que usaram para falar de tatuagens diz ainda: v. 19. “nem vestirás roupa tecida de materiais diversos.” Fazemos isto? Usamos lã, com seda, com linho, com veludo ao mesmo tempo? Ou v. 20 “E, quando um homem se deitar com uma mulher que for escrava, desposada com um homem, e que não for resgatada, nem se lhe houver dado liberdade, então ambos serão açoitados; não morrerão, pois ela não era livre.” É nos licito deitar com a nossa mulher a dias (se tivermos os recursos para termos uma senhora a trabalhar em nossa casa) hoje em dia? Devemos nós açoitar o homem que dorme com a sua empregada casada se o descobrirmos? Ou ainda porque cortamos o nosso cabelo quando o mesmo contexto das marcas no corpo diz igualmente v. 27 “Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça!” E porque desfiguramos a cara contrariando o mandamento do Senhor que disse v. 27b “nem desfigurareis os cantos da vossa barba.” Poderia continuar mas acho que todos conseguem perceber que há um contexto histórico e sócio-cultural por detrás das palavras do v. 28 “Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.”Há que fazer uma exegése correcta da Bíblia interpretando as passagens de acordo com o mesmo critério que estabelecemos quando, ao chegarmos ao Novo Testamento mudamos o Dia do Senhor para o Domingo quando a mesma passagem de Lev. 28 claramente ensina “Guardareis os meus Sábados, e o meu santuário reverenciareis. Eu sou o Senhor.”Enquanto Evangélicos muitas vezes somos peritos ao manipularmos certas Escrituras para defendermos principios e valores que defendemos ao invés de tentarmos compreender todo o conselho de Deus e fazer justiça ao interpretarmos todos os textos de igual forma.Acima de tudo há um valor que é inviolável e que nunca poderá mudar que se encontra em Lucas 6:37 “Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados.”Sou pastor e uso tatuagem porque há muito me libertei das correntes do legalismo que amarram muita gente. Não julgo os que pensam de forma diferente e respeito quem não concorda comigo. Peço que não me julguem a mim nem tão pouco a tantos como eu que simplesmente pensam de forma diferente.Ora, naquilo que a Bíblia claramente chama de pecado, e é mesmo incontestável sem margem para dúvidas, então sim exortemo-nos e admoestemo-nos à obediência e fidelidade à Palavra. Mas, nesta matéria é óbvio – para mim – que a Palavra não ensina contra as tatuagens (ou os brincos e outras coisas semelhantes a estas.) Lembremo-nos, não é o que entra na boca do homem que o contamina, mas sim o que sai. Não é o vestimento exterior que nos desqualifica perante o Senhor mas antes o que está no nosso coração.Como se deverão sentir pessoas que têm tatuagem, entram na igreja, precisam de salvação, e ouvem que estão desqualificadas? Será que terão que as apagar a laser?Com amor no Senhor e na procura duma correcta e justa interpretação da Palavra vosso irmão em Cristo.Finalizando, terão coragem de colocar a minha resposta no site? O direito è resposta é um direito fundamental.


Aguardo.Pr. Eddie FernandesRiverside International Church

POIS BEM, VC TEM DOIS ARGUMENTOS (?) DECIDA-SE!

Nenhum comentário: