sexta-feira, 3 de julho de 2009

Curso Fé na Prevenção

Curso Fé na Prevenção - Inscrições prorrogadas até 10/07/09
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI) e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), promove o curso Prevenção do Uso de Drogas em Instituições Religiosas e Movimentos Afins – Fé na Prevenção.
O curso Fé na Prevenção capacitará 5000 (cinco mil) lideranças religiosas de diferentes doutrinas e movimentos afins. Os alunos que concluírem o curso irão atuar na prevenção do uso de drogas e outros comportamentos de risco, tendo como base as técnicas de intervenção breve, entrevista motivacional e mudança de comportamento.
O curso na modalidade de Educação a Distância, é gratuito e terá duração de 2 (dois) meses, carga horária de 60 (sessenta) horas e certificado de Extensão Universitária emitido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Devido ao grande número de pré-inscrições, será realizado um processo seletivo.
Os critérios do processo de seleção obedecerão à distribuição proporcional por estados brasileiros e será dada preferência a lideranças religiosas de diferentes doutrinas e movimentos afins que atuem na prevenção e acolhimento de pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e/ou outras drogas.
Mais informações: www.fenaprevencao.senad.gov.br ou UNIFESP - Central de atendimento ao aluno - 0800 770 1757

Curso Educadores - Estão abertas as Pré -inscrições no Curso de Prevenção ao uso de drogas para educadores de escolas públicas - Edição 2009 Professores, coordenadores e gestores de escolas públicas dos anos finais (6º ao 9º ano) ou séries finais (5ª a 8ª) do ensino fundamental e do ensino médio de todo o país têm até 06 de julho para realizar a pré-inscrição no Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. A capacitação, oferecida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, na modalidade à distância, terá duração de quatro meses, carga horária de 120h e certificado de Extensão Universitária, emitido pela Universidade de Brasília (UnB).O curso tem como objetivo capacitar educadores de escolas públicas para o desenvolvimento de programas de prevenção do uso de drogas e outros comportamentos de risco no contexto escolar.
Carga Horária: 120 horas
Modalidade: ensino à distância
Certificação Universitária: Extensão Universitária
Previsão para o início do curso: primeiro semestre de 2009 pela UnB
Pré-Inscrições pelo site:
www.prevencao.mec.senad.gov.br

Mais informações:Centro de Educação a Distância - CEAD/UnBFone: (61) 33496007 - Ramal: 239 E-mail: prevencao@cead.unb.br

Curso SUPERA
A SENAD, em parceria com a Unidade de Dependência de Drogas (UDED) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), promove a segunda edição do curso ‘’Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento” – SUPERA.
Público-alvo: Profissionais e Gestores que atuam na rede de atendimento na área de saúde.
Objetivos:
- capacitar profissionais da área de saúde para a correta identificação e diagnóstico dos usuários de álcool e/ou outras drogas;
- instrumentalizar profissionais da área de saúde para trabalharem com os diferentes modelos de prevenção, formas adequadas de intervenção e encaminhamento, além de outras demandas existentes em seu cotidiano de trabalho.
Carga Horária: 90 horas
Modalidade: ensino à distância
Certificação Universitária: Extensão Universitária pela UNIFESP
Site: www.supera.org.br/senad
Nova turma prevista para o segundo semestre de 2009

Curso Conselheiros
A SENAD, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o projeto “Prevenção ao uso indevido de drogas: Capacitação de Conselheiros Municipais”.
Público-alvo: Conselheiros Municipais de Segurança, Antidrogas, Tutelar, dos Conselhos Escolares, dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Educação, da Saúde e da Assistência Social.
Objetivo: capacitar 15 mil Conselheiros Comunitários Municipais de todo o Brasil para atuar em rede na prevenção à violência e ao uso indevido de drogas.
Carga Horária: 120 horas
Modalidade: ensino à distância
Certificação Universitária: Extensão Universitária pela UFSC
Previsão para o início do curso: primeiro semestre de 2009
Site: www.conselheiros.senad.gov.br

Nenhum comentário: